domingo, 20 de setembro de 2009

Prevenção do Cancro do Cólon

Sabemos que uma alimentação rica em fibras é a melhor forma de prevenir o cancro do cólon. Uma das razões é que as fibras aumentam o volume das fezes, favorecendo o trânsito intestinal e diminuindo o tempo de permanência das fezes no intestino. Outra razão, descoberta agora, é que o butirato, produto resultante das fermentações bacterianas, funciona como um supressor do tumor com potencial para eliminar as células cancerígenas.

Num estudo publicado na edição de Abril da revista Cancer Research cientistas explicam que as bactérias intestinais produzem butirato a partir das fibras, e este activa receptores GPR109A (G-protein–coupled receptor for nicotinate) os quais por sua vez causam apoptose (morte celular) e reduzem a inflamação.

Além do consumo adequado de fibras e da adequada colonização do intestino por bactérias benéficas, a niacina (vitamina do complexo B) é essencial para que o butirato consiga activar os receptores GPR109A. Boas fontes de fibras incluem cereais integrais, frutas e verduras. A niacina encontra-se nas carnes, leite, ovos, frutos secos e legumes.

Sem comentários:

About

.