sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Um Empreiteiro Inteligente!

 Re-editado

Um construtor civil estava conversando com um amigo quando é abordado por um indivíduo que desejava contratar os seus serviços.
-Desculpe;- interrompe o cavalheiro dirigindo-se ao empreiteiro.
-Precisava construir uma casinha e queria que fizesse um orçamento. -Aviso desde já que o meu dinheiro é pouco e quero uma casa que eu possa pagar sem recorrer a empréstimos bancários. Sou só eu e a minha mulher e como não tenho filhos a casa não precisa de ser grande.
-Bem, responde o empreiteiro;- Não tenho aqui nada para lhe fazer esse orçamento, mas posso dar-lhe uma ideia. E mostrando um pequeno papel dobrado em forma de triângulo:
O papel na imagem acima é um simples guardanapo, vulgarmente usado nos balcões de alguns Cafés. De uma folha simples e quadrada, ainda há Cafés e até Restaurantes que ainda os tem sobre as mesas ou nos Balcões.
Qualquer dos meus visitantes poderá dar a solução se dobrarem esta folha três vezes em triângulo e depois fizerem uma pequena dobra na base da dobragem de aproximadamente um cm, de forma a imitarem uma  chaminé. Depois com uma tesoura ou mesmo manualmente separar a chaminé e abri-la.



-Olhe, repare neste papel; -e abrindo um pouco a folha entre os dedos mostra ao indivíduo ao mesmo tempo que diz:- Imaginemos uma casa com um telhado de duas águas. -Com as dimensões  que esta folha indica, ficaria em 50 mil euros.
-Oh não, responde o tipo.-Nem para metade eu tenho dinheiro.-Reduza para metade.
-Se eu reduzir para metade as divisões ficam mais pequenas, respondeu o empreiteiro.
-Não faz mal. -Como já disse não tenho filhos e o importante é não pedir empréstimo.
E volta a dobrar o papel novamente em forma de triângulo.

-Como vê a casa vai ficar pequena. 
-Não importa desde que eu a possa pagar. -A mim interessa-me é saber o preço.
-Com estas dimensões vai-lhe ficar aproximadamente em 30 mil.
-Nem pensar, respondeu:- Reduza mais. A mim só me interessa um quarto, uma sala, uma cozinha e uma casa de banho. O importante é ter dinheiro suficiente para a pagar.
-Olhe uma coisa, se eu reduzir mais as divisões vão ficar muito pequenas e quadradas.
-Não interessa. Reduza, reduza...
E o empreiteiro volta a fazer nova dobra no papel:


-Pronto, aqui tem. E deste tamanho vai custar-lhe 15 mil euros.
- Porreiro- respondeu o tipo. :- E a casa é assim tão pequena?   Não pode levar uma chaminé?
-Claro que pode. E volta a dobrar o papel, desta vez para fazer uma simulação da chaminé!

-Porreiro, e não dá para ver como ficam as divisões?
-Claro que dá, respondeu o mestre. -É só retirar a chaminé. E pegando numa tesoura destacou a chaminé:


Finalmente separa as divisões uma a uma:
-Era isso mesmo que eu queria! -responde o tipo esfregando as mãos de satisfação.
De repente levanta o braço, dá uma palmada na testa e grita:- Oh não... esqueci-me dela! Então e agora o que é que eu faço?
-Há algum problema, perguntou o empreiteiro.
-Há e não é pequeno, respondeu o homem.-É que tenho a minha sogra a viver comigo.--Onde é que eu a vou meter se só tenho um quarto?
Ah... o seu problema é a sogra? Eu tenho a solução para ela.



Caros leitores.
Olhando para as imagens em cima, verificam que a casa fica com 4 divisões, todas quadradas e do mesmo tamanho. Além das divisões apenas sobrou do projecto apresentado pelo empreiteiro, a chaminé!
Algum dos leitores é capaz de adivinhar qual a solução que o empreiteiro empregou para resolver o problema da sogra, uma vez que a casa só fica com um quarto? 

Solução:

E viveram todos muito felizes!

Avisam-se todos os interessados em contactar este Empreiteiro, que o mesmo não está disponível! Derivado ao elevado número de contratos só estará disponível a partir de 2020!

20 comentários:

Graça Sampaio disse...

Ó meu Deus! Sou péssima em enigmas... Por mim poria a sogra num lar...

(Adoro a página principal do seu blog! Tão bonita! Gosto da cor, do gato (adoro gatos!) e o passarinha a voar atrás de nós é um mimo. Quem me dera saber fazer estes "truques" informáticos!)

Beijinhos aí para Castanheira, que é uma terra e uma gente de que sempre gostei.

Mery disse...

A passarinha é muito mimosa, sim...
E a sogra vai pra chaminé.
Ó! Que dó!
Um dia eu vou ser sogra, se chegar lá, eu gosto de ficar em lugares que ninguém me veja.
Essa passarinha tá meio doidinha, será que vão saber o que ela está anunciando?
Beijos, dorme com os anjos, bons sonhos.
Mery*

Jose Silva disse...

Olá, passei por aqui e vi este enigma e tenho uma vaga ideia de você o fazer alguns anos atrás.
eu penso que a solução está na chaminé.
Mas não vou dar palpites, vou aguardar que alguém menos suspeito acerte.
Também quero ver a chaminé desdobrada, acho que é só o que falta.

casa de fifia disse...

sera que botou a coitada da sogra na casinha de cachorro???
rsrsrs

bacione

folha seca disse...

Teófilo
Quando a Sogra soube do projecto, deu-lhe o badagaio e foi-se.
Abraço

Simone butterfly disse...

kkkk, não faço a minima ideia! vim lhe desejar um ótimo fim de semana, beijos

Isa GT disse...

... francamente não sei... e há que pensar se... a sogra é magrinha, gordinha... é capaz de não caber na chaminé... ;)

Bjos

Anónimo disse...

Não estou a ver, mas a história é muito engenhosa e fiquei curioso por saber a resposta.

Sonhadora (Rosa Maria) disse...

Meu amigo

Eu nem quero pensar na solução que ele arranjou para a sogra, mas com uma cruz, não é muito animadora.

Deixo um beijinho e desejo um bom fim de semana.

Sonhadora

Mery disse...

Estou escutando uma música linda, e estou precisando da tua visitinha, pois estou melhor, e sinto falta do teu comentário, se estiveres dormindo, mando-te um beijo de boa noite, bons sonhos.
Mery*

Teófilo Silva disse...

carol

Este empreiteiro foi mais inteligente e em vez de um lar, arranjou-lhe um quarto particular no cemitério! lol lol
Também gosto muito de gatos. Para mim são os melhores animais de estimação que podemos ter. São muito limpos, não tem mau odor e são muito inteligentes.
Quanto à passarinha como chama ao passarinho azul do Twitter é muito fácil colocá-lo no blog. Basta registar-se no Twitter e depois pegar no código e cola-lo no HTML/javascript do seu blog.
Em nome de todos os Castanheirenses envio-lhe muitos beijinhos para si.

Um óptimo Domingo.

Teófilo Silva disse...

Mery

Pois é, mas como a chaminé é um passaporte para o Além, a sogra vai passar a morar no país dos pés juntos. lol lol
Aquela passarinha deve andar numa roda viva à procura de uma linda professora do Rio de Janeiro.

E este passarinho tem muito bom gosto!

Já não te posso desejar bons sonhos para essa noite, mas vou fazer melhor: Desejo-te que durmas com os anjos com sonhos dourados e um despertar de vulcão, com uma forte explosão e uma torrente de alegria, saúde e amor, em todas as noites da tua vida.

Muitos beijinhos para ti.

Teófilo Silva disse...

José Silva

Olá, por aqui?
Macacos me mordam se eu não cheguei a pensar que te tinhas zangado com os computadores e a Internet.
Sim, eu já tinha contado esta estória algumas vezes, mas isso já foi há muitos anos. Claro que tu sabias a resposta e fizeste bem em não dar uma resposta directa.
Pronto, a chaminé já está desdobrada.

Beijos para todos.

Um óptimo Domingo.

Teófilo Silva disse...

casa de fifia

Melhor. O local onde foi colocada, pelo menos não tem pulgas nem carraças. lol lol

Um maravilhoso Domingo para si.

Bacione

Teófilo Silva disse...

folha seca

Com certeza foi isso mesmo. Ao ver a parte do projecto que lhe foi reservada, apagou-se!

Um abraço

Teófilo Silva disse...

Simone butterfly

Um beijinho para si também e um bom Domingo.

Teófilo Silva disse...

Isa GT

Aí é que se engana. Naquelas chaminés até cabem aqueles gordinhos que não cabem nos buracos...

Bom Domingo.

Bjos

Teófilo Silva disse...

Carlos Barbosa de Oliveira

Esta estória foi-me contada há muitos anos atrás no intervalo de um filme no terraço da Cervejaria Portugália em Lisboa. Como se vê no final o empreiteiro solucionou o problema enviando a sogra para o cemitério!

Um óptimo Domingo.

Teófilo Silva disse...

Sonhadora

Realmente o final não é lá muito animador para a sogra.

Com uma cruz à cabeceira...

Um beijinho para si também e um bom Domingo.

Teófilo Silva disse...

Mery

Obrigada pelo carinho que expressas nos teus comentários.

Fui imediatamente ao teu blog, pois os teus pedidos são ordens e as ordens são para serem respeitadas.
:))

Muitos beijinhos para ti e um maravilhoso fim de semana.

About

.