sábado, 11 de setembro de 2010

Melancia- A Cor Da Saúde



É leve, antioxidante e diurética, e fornece água e minerais essenciais para o correcto funcionamento do seu organismo.
Juntamente com o melão, é a rainha das frutas de Verão. Para além de ser muito refrescante (cerca de 90% da sua polpa é constituída por água), não engorda e tem imensas propriedades saudáveis, sendo rica em vitaminas (A, C e B) e minerais (cálcio, fósforo e ferro). Ver também benefícios do tomate.
O elevado conteúdo de licopeno faz da melancia uma arma muito poderosa contra problemas cardiovasculares e contra os radicais livres, substâncias nocivas que aceleram o envelhecimento das células, fazendo com que a pele perca firmeza e elasticidade.
Mas não é tudo. O seu poder antioxidante está ainda associado à redução do risco de alguns tipos de cancro, em particular do pâncreas, pulmão, cólon e próstata (as suas sementes também ajudam a preservar a saúde da próstata, pelo que aconselha-se os homens a beber batidos de melancia com as sementes trituradas).
É um diurético excelente, uma vez que reduz a retenção de líquidos. Também tem propriedades depurativas porque ajuda a eliminar substâncias residuais através da urina. É indicada para pessoas que sofram de cálculos renais, ácido úrico elevado ou hipertensão.
Tem um efeito calmante sobre a mente e as emoções. Para potenciar esta acção, é aconselhável ingeri-la em sumo, separando as sementes, que são oleosas e nutritivas. Se, para além disso, lhe juntar umas cerejas sem caroço, vai obter um bom aliado para a pele e um método natural para combater o stress.
Opte pelas que têm marcas amarelas na casca para garantir que escolhe uma madura. Se as manchas forem brancas ou esverdeadas significa que foi colhida antes do tempo e, portanto, não terá sabor.
Na altura de a comprar, agarre-a com uma mão e dê-lhe umas palmadas com a palma da outra. Se o som lhe parecer oco é porque está no ponto certo.
Finalmente, verifique se a superfície não tem cicatrizes, áreas sujas ou amachucadas nem outros defeitos. Se a comprar aos pedaços, certifique-se de que a polpa é firme e sumarenta.

5 comentários:

Marota disse...

Obrigadinho Teófilo pelas dicas. Adoro melancia. Abraço e fique bem.

Boa noite!

Isa GT disse...

Adoro Melancia, bem fresquinha e como sei que faz bem...ainda me sabe melhor :)

Bjos

Anónimo disse...

No calor tórrido do Verão sabe sempre muito bem. Um bom Domingo. [ Tenho que ir pró meu trabalho agora :-( ]

Rafeiro Perfumado disse...

E nunca misturar com vinho, encortiça aquilo! Pelo menos é o que os meus pais dizem...

Abraço!

Fê blue bird disse...

Que saudades eu tinha dos seus conselhos meu amigo Teófilo, pois agora já sei escolher uma bela melancia sim senhor! :-)
Agradeço-lhe as suas sempre carinhosas e inspiradas palavras no meu " 5 minutos".
Agora sim ...estou de férias! ;-)))

Beijinhos e até já!

About

.